top of page

Uso de fitilho na agricultura

Tutoramento com Fitilho


Nesse artigo vamos falar sobre um assunto bem interessante que é o uso do Fitilho na agricultura. Aqui na Viver Embalagens trabalhamos com diversos modelos e especificações de fitilhos que pode atender a diversos segmentos.


Se você tem alguma dúvida sobre esse material temos em nosso blog artigo onde falamos sobre:

Dentre outros diversos conteúdos que vão te ajudar no processo de escolha e ampliar seu conhecimento sobre este material.


Mas nesse artigo focaremos apenas no uso desse material na agricultura.


O Fitilho pode ser utilizado em diversos tipos de culturas agrícolas, de modo a ampliar a ventilação das plantas em sua fase vegetativa além de diminuir indices de pragas e doenças.

Segundo a Epagri-SC o sistema vertical tanto com bambu como fitilho permite melhor controle de doenças fúngicas e pragas, pois os defensivos são aplicados nos dois lados ao longo das fileiras. Com o ambiente mais arejado nos sistemas verticais ocorre menor severidade de doenças como a mancha bacteriana, requeima e pinta preta, e ainda, menor porcentagem de frutos brocados.


Comparando o uso do fitilho no tutoramento com outros métodos foi observado ganhos na produção e na qualidade do fruto, e por conta do isolamento e ventilação gerada foi observado o aumento da produção de frutos grandes.


Segundo o pesquisador da Epagri-SC, Anderson Fernando Wamser, o uso do fitilho tem vantagens, desde que a instalação seja cuidadosa. Os fitilhos e os arames mestres devem ser bem esticados, evitando dobras na base das plantas. Para isso, os trabalhadores devem ser treinados e ter prática de amarrio.


Outro ponto importante é que o Fitilho em substituição ao bambu rediz reduz tempo e mão-de-obra na instalação e condução das plantas, além de ser uma opção mais barata.


Uma outra vantagem é a rapidez da instalação e com o uso do fitilho é possível tutorar muito melhor os pés.


Quer conhecer mais sobre nosso Fitilhos? deem uma olhada em nosso catálogo e se ainda estiver com dúvida entre em contato conosco e nosso especialistas irão te ajudar!




(imagem do cultivo de tomates usando o fitilho no tutoramento)





bottom of page